Biblioteca Virtual

Dicas para Leitura

ABRIL/2019

Persephone Books, localizada em Bloomsbury, bem no centro do bairro literário clássico de Londres, publica obras de escritoras femininas (principalmente) esquecidas. Projeto de publicação e livraria, a livraria traz mulheres esquecidas, apagadas ou simplesmente ignoradas, mulheres talentosas de escrita perdidas através dos tempos ou que adotaram um pseudônimo masculino, e dá ao seu trabalho uma nova vida e chance de publicação.  A Persephone Books é uma editora especializada, que publica apenas o que eles realmente amam com grande convicção e talento. Em suas estantes,  destacam-se mais de 100 autores cujo trabalho, de outro modo, poderia ficar preso nos arquivos de bibliotecas e nos manuscritos empoeirados.

REGIÕES METROPOLITANAS

Brasileiras

TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair Cordeiro da; LEITE, Gabriel Carvalho da Silva. Metrópole e economia urbana na Amazônia: olhando Belém na perspectiva da Teoria dos Circuitos. e-metropolis, Rio de Janeiro, v.10, n.36, p. 7-18, mar. 2019. Disponível em: http://emetropolis.net/artigo/276?name=metropole-e-economia-urbana-na-amazonia.

Com base na teoria dos circuitos da economia urbana de Milton Santos, o artigo visualiza na realidade metropolitana de Belém os três circuitos propostos pelo autor. Nesse sentido, recorreu-se a uma exaustiva pesquisa bibliográfica que considerou a seleção qualitativa de teses e dissertações, fruto de estudos sobre o tema e a realidade empírica em foco, inventariadas no âmbito da produção acadêmica brasileira. Tal esforço permitiu reconhecer, por meio de dados secundários sistematizados por aquelas pesquisas, elementos e particularidades dos três circuitos presentes na estrutura urbana belenense. Finalmente, ressaltam-se as respectivas importâncias e espacialidades dos três circuitos como produto, condição e meio para a dinâmica urbana e a configuração metropolitana atual.

URBANISMO

Arquitetura

NETTO, Vinícius M.; SABOYA, Renato T. de; VARGAS, Júlio Celso; CARVALHO, Thereza (Org.). Efeitos da arquitetura: os impactos da urbanização contemporânea no Brasil. 2. ed. Brasília: FRBH, 2019. 357  p. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/fgzv0na9wk8wkim/Netto%20et%20al%20(2017)%20Efeitos%20da%20Arquitetura.pdf?dl=0.

O livro tem origem em uma rede de pesquisadores engajados no tema, e em um encontro realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense em outubro de 2013, o Simpósio Efeitos da Arquitetura: Impactos da Urbanização Contemporânea no

Brasil. Os ensaios aqui reunidos buscam mostrar as implicações que se manifestam hoje em nossas cidades e ambientes. Há, entre seus autores, uma expectativa em comum: a de que suas abordagens distintas contribuam na aproximação entre os atores com o papel de desenvolver conhecimento e aqueles com o papel de produzir a forma urbana, de definir normas e de simplesmente viver a cidade e dela usufruir. Em um contexto de carência de debates amplamente públicos sobre a cidade, e onde argumentos críticos são frequentemente descartados como “subjetivos”, meras opiniões, reuniremos aqui abordagens sistemáticas e interpretações rigorosas aos impactos da urbanização no Brasil.

Estudos

JACQUES, Paola Berenstein; PEREIRA, Margareth da Silva (Org.). Nebulosas do pensamento urbanístico: tomo 1 – modos de pensar. Salvador: EDUFBA, 2018. 335 p. Disponível em: http://www.laboratoriourbano.ufba.br/?publicacoes=nebulosas-modos-de-pensar

“Nebulosas do pensamento urbanístico: Tomo 1 – Modos de pensar” resulta de um trabalho coletivo e tem como principal objetivo trazer uma contribuição teo´rica e metodolo´gica sobre a história do urbanismo. O objetivo principal é subsidiar uma história intelectual do urbanismo que possa trazer novas perspectivas de análise a partir do choque ou da tensão, sincrônica ou anacrônica, entre diferentes ideias e pressupostos teóricos e, também, de sua capacidade de contaminação entre diferentes campos e circuitos. Os 11 textos reunidos neste primeiro tomo em forma de coletânea, apresentam seus modos de pensar por: associações, atlas, biografias, constelações, dados, imagens, margens, montagens, nebulosas e pluralidades, buscando mostrar formas diferentes, porém complementares, de pensar e narrar a história e, em particular, a história do pensamento urbanístico.

Revitalização

LÓPEZ-MORALES, Ernesto. Experimentos urbanos neoliberais na América Latina. e-metropolis, Rio de Janeiro, v.10, n. 36, p. 52-56, mar. 2019. Entrevista concedida a Mariana Werneck e Bruna Ribeiro. Disponível em: http://emetropolis.net/edicao/n36.

A entrevista trata das experiências na América Latina de processos de recuperação urbana de distritos centrais e waterfronts portuários. López-Morales aponta que essas experiências muitas vezes são impulsionadas por constrangimentos externos decorrentes da imposição de políticas de ajuste econômico e da disseminação de boas práticas (best practices) pelas agências multilaterais.

HABITAÇÃO

De Interesse Social

SALINGAROS, Nikos A.; BRAIN, David; DUANY, Andrpes M.; MEHAFFY, Michael W.; PHILIPERT-PETIT, Ernesto. Habitação social na América Latina: exemplos de padrões e códigos geradores. 3 maio 2019. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/916135/habitacao-social-na-america-latina-exemplos-de-padroes-e-codigos-geradores.

O artigo faz parte de uma série desenvolvida pelos autores, e explora as particularidades da habitação social na América Latina. Nesta ocasião, os autores revisam exemplos de estratégias e planejamento, como a importância de processos sociais colaborativos e a sequência específica das etapas de construção.