Biblioteca Virtual

Filmoteca

Os problemas vividos no dia a dia da Grande São Paulo, em grande parte provocados pelo que conhecemos por “progresso”, foram documentados por meio de filmes elaborados pelo Sistema de Administração Metropolitana (Spam) em parceria com a Emplasa.

Diferentes aspectos da urbanização metropolitana, como as condições de vida dos moradores da periferia, os mutirões de fim de semana e as manifestações populares, que tiveram como pano de fundo os planos e a ação do Governo, foram compilados e organizados num inventário e disponibilizados na mídia.

Esses filmes representam um histórico importante ao público em geral e em especial às associações comunitárias, escolas, sindicatos e demais instituições interessadas em conhecer e melhorar os destinos de suas comunidades.  

Acesse e assista aos filmes já disponíveis.

 

Título:A Escala do Homem
Ano :1982
Local:Curitiba-PR
Autor :BACK, Sylvio
Direção:BACK, Sylvio
Produção:BACK, Sylvio
Roteiro :BACK, Sylvio
Duração:13 min.
Cromia:Colorido
Resumo:Documentário sobre as transformações urbanísticas sofridas por Curitiba, a partir da segunda metade da década de 1970. Sua narrativa, em tom jornalístico, começa por recapitular a provinciana face da cidade relatando sua qualidade de vida atual. "A Escala do Homem" é praticamente uma seqüência de "Curitiba, uma experiência em planejamento urbano", documentário de 1974 realizado pelo mesmo diretor.

Título:A Grande São Paulo Debate seu Futuro
Ano :1994
Local:São Paulo-SP
Autor :WILHEIM, Jorge / EMPLASA (São Paulo)
Duração:85 min.
Cromia:Colorido
Resumo:Exposição e debate promovido na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre o Plano metropolitano da Grande São Paulo, 1994-2010, elaborado pela Emplasa sob a coordenação do então presidente da empresa Jorge Wilheim.

Título:A Mão do Povo
Ano :1975
Local:Brasília-DF
Autor :PAPE, Lygia
Direção:PAPE, Lygia
Produção:MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (Brasília) / DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS CULTURAIS (Brasília)
Roteiro :PAPE, Lygia
Duração:12 min.
Cromia:Colorido
Resumo:Retrato das artes e tradições populares do homem camponês e das transformações ocorridas com a imigração deste para os grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo em que perde sua identidade, leva o artesanato para a cidade e modifica o modo de ocupação urbana.

Título:Aterros Sanitários
Ano :1988
Local:Itaquaquecetuba-SP
Autor :EMPLASA (São Paulo)
Duração:29 min.
Cromia:Colorido
Resumo:Exposição promovida pela Emplasa em 26 de julho de 1988 sobre o projeto implantação do Programa de Aterros Sanitários na Região Metropolitana de São Paulo, com visita monitorada ao canteiro de obras do aterro sanitário de Itaquaquecetuba.

Título:Belmonte
Ano :1981
Local:São Paulo-SP
Autor :BRANCO, Ivo
Direção:BRANCO, Ivo
Produção:PALÁCIOS, Alfredo
Roteiro :BRANCO, Ivo
Duração:11 min.
Cromia:Preto e branco
Resumo:Retrato da trajetória do cartunista Belmonte, marcando a ligação do seu trabalho com os momentos históricos de seu tempo, como as Revoluções de 1930 e 1932, o Estado Novo e a Segunda Guerra. A partir de publicidades, fotos e imagens filmadas, o documentário nos introduz no clima de São Paulo dos primeiros anos do século XX.

Título:Bexiga Ano Zero
Ano :1971
Local:São Paulo-SP
Autor :JEHÁ, Regina
Direção:JEHÁ, Regina
Produção:ZACCHI JR., João
Roteiro :JEHÁ, Regina
Duração:11 min.
Cromia:Colorido
Resumo:Primeiro filme de uma trilogia inspirada em "Brás, Bexiga e Barra Funda", de Alcântara Machado. Fala da imigração italiana iniciada nos fins do século XIX e que se dirigiu preferencialmente para esses bairros. BEXIGA ANO ZERO tenta captar o espírito e a cultura dos imigrantes que se fixaram no bairro e o abandonaram quando ele começou a ser rasgado por largas avenidas e viadutos.

1-5 of 243 <  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  >